FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 22/02/2007 18:37:45

rcs
Membro

Detecção de Tom do PABX

Boa tarde,

estou desenvolvendo uma aplicação em Visual C++ com a placa VB0408 e estou com dificuldade para detectar os tom de ocupado de um PABX Intelbras ModulareI.
modifiquei alguns valores do arquivo cp_default.cfg, mas não tive resultado.



Por Favor me Ajude,
Robson

Offline

 

#2 23/02/2007 08:54:36

douglas
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Bom dia

Certifique-se que no arquivo cp_default.cfg o parâmetro ?BusySensitivity? esteja em ?1?
Caso contrario não detectara o tom de ocupado mesmo.

Douglas


Douglas - Suporte

Offline

 

#3 23/02/2007 11:41:12

rcs
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Ola Douglas,


Este arquivo não tem este parametro.
Eu peguei o parametro BusySensitivity e acrescentei ao cp_default.cfg, testei e nao deu certo.
O que estou fazendo e ligando entre ramais e tentando detectar o ocupado quando a pessoa desliga a ligação. Ao ligar para um numero de celular por exemplo ocorre o evento EV_BUSY quando o celular desliga, mas o mesmo Evento (EV_BUSY) nao acontece quando o ramal desliga, isso porque o tempo de silencio e tom do PABX e menor que o da rede de telefonia publica brasileira.

Tem alguma função que eu posso estar detectando este tempo?
Se sim, qual é?, e quais os parametros que eu devo estar passando para esta função.




Robson

Offline

 

#4 23/02/2007 16:17:28

douglas
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Ola rcs

me desculpa, o parametro é "BusySensibility" e nao sensetivity


Douglas - Suporte

Offline

 

#5 23/02/2007 17:36:12

rcs
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Olá Douglas,

fiz a mesma processo neste arquivo não tinha este parametro "BusySensibility" eu coloquei e ainda não tive resultado. Tambem fiz um teste trocando o valor 1 por 2, 3, 5, 10 e 20 ,     mas também não funcionou.


Robson

Offline

 

#6 28/02/2007 15:16:27

rcs
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Alguem mais pode me ajudar a identificar quando a pessoa que atendeu, desligou "na cara do programa" antes de finalizar?
Ou detectar o tom de ocupado e silencio ao mesmo tempo em um intervalo de tempo?


Obrigado,
Robson

Offline

 

#7 09/03/2007 00:07:49

muriel
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

rcs escreveu:

Alguem mais pode me ajudar a identificar quando a pessoa que atendeu, desligou "na cara do programa" antes de finalizar?
Ou detectar o tom de ocupado e silencio ao mesmo tempo em um intervalo de tempo?

Olá Robson, grave o tom de ocupado utilizando o vlib_diag.
O processo é simples:
1- Execute o vlib_diag
2- Inicie a placa normalmente, simule seu caso discando para a placa.
3- Grave o processo.
4- Atenda no vlib_diag e desligue o telefone de origem, nesse momento ele vai gravar os tons de ocupado, aguarde uns instantes.
5- Após isso desligue a ligação no vlib_diag.
6- Pare de gravar.

Após esses processos envie esse arquivo para o e-mail: suporte@digivoice.com.br, citando seu problema que iremos analisar a frequência do tom de ocupado do seu PABX.

[]'s
Muriel Arneiro

Offline

 

#8 09/03/2007 07:48:05

rcs
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Gravar o tom de ocupado eu já fiz.
Pensei que havia outra solução como uma função na voicerlib eu que obtivesse como configurar este tom de ocupado por isso eu não enviei nenhuma mensagem para o suporte, mas assim que possível estarei enviando este arquivo para vocês analisarem.


Obrigado,
Robson

Offline

 

#9 09/03/2007 13:36:42

muriel
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Boa Tarde Robson!
Altere o parâmetro do BusyMinTime no seu arquivo cp_default.cfg para 80.
Poste se funcionou!

[]'s
Muriel Arneiro

Offline

 

#10 09/03/2007 16:55:47

rcs
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Boa Tarde Muriel,

fiz o que você falou mais não funcionou o valor padrão deste parametro é 200 e alterei para 80 conforme vc falou.
Eu testei até mais alterei o valor deste parametro para menos de 80 teste e não funcionou e também para mais de 80 não funcionou.
não há outro parametro que eu tenha que mudar para obtero resultado que eu quero ou função?
Este valor ( 80 ) é padrão para todos os PABX??


Robson

Última alteração por rcs (13/03/2007 08:09:41)

Offline

 

#11 30/03/2007 10:24:59

armando
Membro

Re: Detecção de Tom do PABX

Olá pessoal,

A detecção de tons (Call Progress) é um tópico que tem gerado muitas consultas devido à grande variação que hoje encontramos nos PABX convencionais e nas operadoras de telefonia pública em termos de cadência, frequencia e amplitude dos tons, apesar de teoricamente existir normas para isto.

Na VoicerLib há várias opções para contornar estas dificuldades:

Arquivo CP_DEFAULT.CFG, lá estão definidos os tempos mínimos e máximos para detecção de tons de linha, ocupado e chamando. É importante verificar que há algumas operações diferentes de Call Progress e as definições valem para as operações específicas (CP_ENABLE_LINETONE_OR_BUSY para pegar tom de linha no início da discagem, CP_ENABLE_ALL para fazer call progress após a discagem, CP_ENABLE_BUSY_OR_FAX para verificar tons após o atendimento).

Alguns exemplos:

para pegar tom de linha antes de discar (CP_ENABLE_LINETONE__OR_BUSY) o parâmetro a ser modificado é o LineToneTime.
para pegar tom de ocupado, em qualquer situação, BusyMinTime e BusyMaxTime, considerando que o  tom de ocupado é simétrico.

outro ponto a ser observado, como dissemos acima, são as frequencias dos tons. No brasil deveria ser utilizado 425Hz, mas há muita coisa diferente disto por aí. no final do arquivo de configuração há duas tabelas de configurações, uma associa uma ou duas frequencias a um tom (tone1, tone2,etc.)  e outra tabela associa o tom ao tipo de sinalização que queremos pegar (Audio,Silence,LineToneFreq,CallingToneFreq,BusyToneFreq,etc).

Um parâmetro a ser observado é o BusySensibility que é utilizado somente após o atendimento para pegar o ocupado durante a conversação (em caso de desligamento). Em casos em que a voz simula o ocupado (isto é comum) e há a desconexão involuntária de uma ligação (ligação cai) pode-se aumentar este parâmetro para 2 ou 3 para se pegar ocupado com mais tons (demora mais para a detecção). Isto deve melhorar a situação.

E por fim há um parâmetro que não está no cp_default.cfg, que é o SilenceThreshold. Este parâmetro está no digivoice.conf para os casos de utilização em Asterisk, ou pode ser setado com um método apropriado por programadores de aplicação (SetSilenceThreshold). Este parâmetro define a amplitude máxima para um sinal qualquer ser interpretado como silêncio, ou melhor, a mínima amplitude para um sinal ser entendido com tom ou audio pela VoicerLib. Abaixo deste valor é silêncio.

Um bom procedimento, em caso de dúvida é utilizar o software de edição Wave Audacity e com uma gravação dos tons feita com o Vlib_diag medir as cadências e a frequencia dos tons.

Armando

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson