Fórum de Suporte Digivoice
Você não está logado.
souzalinux escreveu:
Ainda estaca zero ramal caindo direto
qual procedimento você realizo?
usou apenas codec ulaw e alaw ?
Offline
usei o codec ullaw e allaw verifiquei portas do firewall configurações do ata e nada
Offline
souzalinux escreveu:
usei o codec ullaw e allaw verifiquei portas do firewall configurações do ata e nada
bom, como é um defeito estranho tendo em vista que vc ja fez varias config...
fz o seguinte,
reinicia o pc ... deixa ele desliga um tempinho..
depois volta ele e .. só por desencargo da uma olhadinha nas configs do ramal..( olha bem olhado )
se ainda persistir .. cara esse servidor está bem aterrado ?
tenta botar o "ata e o servidor" na mesma rede elétrica se possivel no mesmo no-break ou estabilizador..
OBS: SE VC USAR ESSES ESTABILIZADORES OU NO-BREAKS DE MARCAS "INFERIORES" LIGUE ELES DIRETAMENTE NA REDE ELÉTRICA.
ja peguei casos em que a ligação trava ( quando o estabilizador da os picos )
se mesmo assim Não der certo... retorna aqui que eu tenho mais um teste.
Offline
No meu coloquei em allow = ulaw&alaw e ficou perfeito.
Mas vamos deixar sobre observação por uns 5 dias no minimo.
Última alteração por nathanael (21/01/2011 23:05:38)
Offline
nathanael me diz ai como esta as configurações dos seus tronco FXO tem como postar ?
abs
Offline
nathanael escreveu:
No meu coloquei em allow = ulaw&alaw e ficou perfeito.
Mas vamos deixar sobre observação por uns 5 dias no minimo.
tem como você botar o seu "sip.conf" aqui pra gente dar uma olhada ?
Offline
souzalinux escreveu:
nathanael me diz ai como esta as configurações dos seus tronco FXO tem como postar ?
abs
posta pra min o seu SIP.CONF
deixa eu dar uma olhada ?!
Offline
Segue o meu sip.conf
; Note: If your SIP devices are behind a NAT and your Asterisk
; server isn't, try adding "nat=1" to each peer definition to
; solve translation problems.
[general]
#include sip_general_additional.conf
nat = no
externip = xxx.xxx.xxx.xxx
externhost = xxx.xxx.xxx.xxx
localnet = 192.168.1.0/255.255.255.0
qualify = yes
externrefresh = 10
bindport = 5060 ; Port to bind to (SIP is 5060)
bindaddr = 0.0.0.0 ; Address to bind to (all addresses on machine)
disallow=all
allow=ulaw
allow=alaw
; If you need to answer unauthenticated calls, you should change this
; next line to 'from-trunk', rather than 'from-sip-external'.
; You'll know this is happening if when you call in you get a message
; saying "The number you have dialed is not in service. Please check the
; number and try again."
context = from-sip-external ; Send unknown SIP callers to this context
callerid = Unknown
tos=0x68
language=pt_BR
; Reported as required for Asterisk 1.4
;notifyringing=yes
;notifyhold=yes
;limitonpeers=yes
;jbenable = yes
;jbforce=yes
; #, in this configuration file, is NOT A COMMENT. This is exactly
; how it should be.
#include sip_general_custom.conf
#include sip_nat.conf
#include sip_registrations_custom.conf
#include sip_registrations.conf
#include sip_custom.conf
#include sip_additional.conf
Offline
verifique se os ramais estão setados com os codecs ulaw e alaw somente, faça o mesmo nos atas ou tel-ips, geralmente o problema de ligação cair é codec, salvo em partes onde o firewall trava isso ou então problema de redes.
Verifique tudo.
Offline
Bom ja fiz de tudo liberei a porta no firewall da 10000 a 20000 a 5060, desativei o codec g729 e estou usando o ullaw e allaw, a rede não é, pois não é todas as ligações e sim algumas.
Offline
Ola;
Segue a config do tronco FXO :
allow=ulaw&alaw
context=from-pstn
disallow=all
dtmfmode=rfc2833
host=XXX.XXX.XXX.XXX
qualify=yes
type=friend
Bem simples......cara muitas vezes viramos os canhões para o asterisk mas o problema esta na infra, ja deu uma verificada no switch aonde esta conectando os atas ? ou ate mesmo o asterisk caso sejam diferentes?
Ja tive problemas com switchs e placa de rede do asterisk.
Se tiver outro switch a mão acho que vale muito a pena trocar para testar.
Pode contar comigo para ajudar a resolver este caso...claro dentro do conhecimento que tenho rsrsrsrsr
Faz um teste com outro switch e posta ai.
abs
Offline
a fxo é da digivoice?
nathanael escreveu:
Ola;
Segue a config do tronco FXO :
allow=ulaw&alaw
context=from-pstn
disallow=all
dtmfmode=rfc2833
host=XXX.XXX.XXX.XXX
qualify=yes
type=friend
Bem simples......cara muitas vezes viramos os canhões para o asterisk mas o problema esta na infra, ja deu uma verificada no switch aonde esta conectando os atas ? ou ate mesmo o asterisk caso sejam diferentes?
Ja tive problemas com switchs e placa de rede do asterisk.
Se tiver outro switch a mão acho que vale muito a pena trocar para testar.
Pode contar comigo para ajudar a resolver este caso...claro dentro do conhecimento que tenho rsrsrsrsr
Faz um teste com outro switch e posta ai.
abs
Offline
Se tudo falhar a dica será monte o sistema em outra maquina para testar, pois ai poderá ser problema de hardware, hd, memória, controladora, placa, driver, enfim, pois o mais comum é codec e firewall passou disso tem que testar o equipamento para ver, se em outro rodar normal saberá onde esta o defeito.
A dica de verificar a rede é clara, as vezes achamos que não tem nada porque nossos computadores estão navegando normal, porque trocamos arquivos na rede sem problema, mas lembre-se que voip usa UDP e não TCP, o UDP é muito mais sensível a qualquer coisa na rede, vou citar um exemplo;
Em uma rede onde o tracert atinge 18 pontos e o ping perde em média 10% de pacote, você navega, ve emails, baixa arquivos, tudo normal sem perceber nada, mas voip com 18 pontos, 10% de perca será seu inferno, o voip será ruim, a voz atrasará, ficará picotando, ligação caindo, entre outros problemas, tudo devido ao tipo de pacote.
Abraços
Offline
Bom rede não já vi isso tb o meu tracert é de 3 pontos apenas
Offline
Poisé bixo......hoje pela manhã caiu por três ou quatro vezes as chamadas.....:(
Que probleminha ehn?
Vou trovar de pc e fazer outros testes ou ate mesmo rodar em uma VM pra ver se ocorre.
Offline
Verifique mesmo, pois aki rodamos nosso pabx em uma vm que temos, atingimos 100 ligações sem problemas.
Offline
Na vm usamos um Xeon dual, com 8 gb de ram, 2 discos sata2, a vm em sim tem 1.5gb de ram, com 2.0 Ghz de CPU, roda 100% fino.
Procure um processador que roda 64Bits com mínimo de 1.8Ghz, se for dual pode ser menor o clock, memória de uns 2 gb e HDs minimo sata 2 com 7200rpm, boa placa mãe (Asus, Intel) e uma boa placa de rede se possível offboard.
Offline
vishe ! aqui na empresa tem um DUAL xeon 2.13 + 8 giga de ram + 2 discos scsi e guenta 500 ramais simultaneos "falando ao mesmo tempo" com codec G711.
desses 500 ramais, 300 são gravados em um storage.
e ainda nao ta no toco não.. dá pra por mais ramais.. quantos eu nao sei..
mais roda em torno de 70~80% ..
ipglobe escreveu:
Na vm usamos um Xeon dual, com 8 gb de ram, 2 discos sata2, a vm em sim tem 1.5gb de ram, com 2.0 Ghz de CPU, roda 100% fino.
Procure um processador que roda 64Bits com mínimo de 1.8Ghz, se for dual pode ser menor o clock, memória de uns 2 gb e HDs minimo sata 2 com 7200rpm, boa placa mãe (Asus, Intel) e uma boa placa de rede se possível offboard.
Offline
E ai pessoal .......como ficou o asterisk após a troca de hardware?
Offline
obs: sou técnico na area de telecom a 4 anos e agora com o surgimento da centrais telefonicas NGN, o nivel de ligações caindo .. seja de "link e1, linha analógica, ou mesmo serviço sip", tem aumentado.
estou na região da operadora "CTBC" ..e tbm tem EMBRATEL( com todos os serviços igual LIVRE, NET etc ) ..
com essas centrais NGN são "dificeis de se configurar" e as operadoras não dão cursos "PARA TODOS OS TECNICOS".. pq digo isso digo pq aqui na região só engenheiro é que tem curso das centrais NGN.. sendo assim "os tecnicos que realmente resolvem nao sabem e fica dificil né !
e quem sofre com tudo isso ?
nós ! que sempre temos problemas com esse tipo de coisa:
conselhos:
1º se vc tem LINHA ANALÓGICA: contrate uma empresa de telefonia OU arrume um PABX ANALOGICO ... e instale as linhas e faça o teste, vê se com a central analogica você ainda tem problemas com isso.
se vc tem linha digital( e1, sip etc ) contrate uma empresa de telefonia OU arrume um PABX DIGITAL.. configure o E1 e realize testes.
2º opção BRIGUE COM A OPERADORA.
é a melhor maneira de não ficar sofrendo.
qualquer coisa manda mp.
Offline