Fórum de Suporte Digivoice
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Bom dia!
Estou com uma VB0408 que funciona bem, mas o problema de eco ainda não consegui resolver.
Tanto quando recebo ou quando faço a ligação, depois de certo tempo de conversa (20s aproximadamente), escuto um chaveamento na ligação e a partir disso, fico ouvindo echo. Os atas que uso são os linksysy PAP2t com firmware atualizado
Já alterei várias configurações no digivoice.conf, mas o problema persiste.
Alguém teria alguma dica??
versoe usadas:
CENTOS 32 bits com o vlib no segundo processador
interrupts:
66: 30062 462889276 IO-APIC-level /dev/vlibd
voicerlib-4.2.0.0
dgvchannel-1.0.4
asterisk-1.4.27
[port_config]
; -> Exemplo de configuracao para placa FXO 8 canais/portas.
signalling=fxo
context=from-pstn
language=pt_BR
accountcode=
musiconhold=
tx_gain=0
rx_gain=0
;echocan=4
echocan=5
echotraining=800
callprogress=cp_default.cfg
silence_threshold=-36
relaxdtmf=1
gen_dtmf=1
gen_ringback=1
gen_busy=1
dtmf_to_asterisk=2
faxdetection=1
drop_tx_samples_factor=33
wait_dialtone=1
dialtone_timeout=3000
ports=>1-4
Grato!
Valois
Offline
Ola valois,
O Sr esta utilizando quantos canais da placa? como é a qualidade das ligações entre ramais internos?
Obrigado
Offline
Thiago, Bom dia!
Estou usando apenas 1 linha de entrada.
Entre os ramais internos e alguns SIP e IAX externos, não tenho problemas de eco ou voz muito alta ou baixa.
Se precisar de mais informações estou a disposição.
Obrigado!
Valois
Offline
Pessoal estou com o mesmo problema, oquê pude pesquisar isso ocorre qdo se usa recursos da DSP digivoice, com sangoma tudo vai normal sem echo ! Com aplicação de um ambiente com proxy de SIP e RTP tivemos o problema minizado.
att
Tiago Silvestrini
Offline
Ola a Todos,
Vamos la pessoal, o DSP das placas Digivoice seja ela E1 (VB3030 ou VB6060), Analógicas (VB0404 FX, VB0408) e GSM(VB0404-GSM) tem cancelador de eco para os canais que vão de:
|_ 0 -> desligado
|_ 1 -> 32 TAPS ( 4 ms);
|_ 2 -> 64 TAPS ( 8 ms);
|_ 3 -> 128 TAPS (16 ms);
|_ 4 -> 256 TAPS (32 ms);
|_ 5 -> 512 TAPS (64 ms);
Para acabar com o eco nas chamadas precisamos entender onde ele esta e em que nivel esta para que assim possamos tratar através dos parâmetros certos dentro do arquivo digivoice.conf (tx_gain, rx_gain, echocan e echotraining). Na compilação dos drivers esses parâmetros vão setados com valor padrão que com um certo levantamento com os cliente funciona na maioria das vezes, mais vai de caso a caso esse ajuste de ambiente para ambiente. Tenho certeza que podemos ajustar a grande maioria dos casos de eco entendo e ajustando os parâmetros do arquivo de configuração da placa seja ela qual for.
Com isso por favor valois entre em contato com o nosso suporte por telefone para que assim possamos testar junto com o Sr e lhe passar maiores informações de ajustes, e logo com a solução postar no forum.
Obrigado.
Abraços.
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