FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 18/04/2007 18:33:22

fdcasteldw
Membro

Probleminhas com Asterisk 1.2 + VB3030

Olá pessoal!

Implantamos uma solução Trixbox com uma Digivoice VB3030 ligada a um E1 de 15 linhas da GVT há cerca de um mês. O sistema está funcionando muito bem, foi razoavelmente simples de configurar e o suporte da Digivoice foi muito prestativo.

Entretanto, ainda existem alguns pequenos problemas que estão incomodando. Esperei um mês pra ver se realmente não eram fatos isolados. Estou postando eles aqui caso alguém já tenha se deparado com um deles (alguns são exclusivos do Asterisk, e sei que esse é um fórum de suporte exclusivo da Digivoice, mas se alguém puder ajudar, eu agradeço)


(Trixbox 2.0 / Asterisk 1.2.16 / VoicerLib 4.0.7.6rc3 / dgvchannel 0.7.5rc4)


* Problema: Com uma certa freqüencia, algumas ligações são cortadas no meio de uma conversação sem que nenhuma das duas partes desligue. As vezes o volume vai abaixando gradualmente até desligar. Em outros casos, a ligação cai imediatamente (sem abaixar o volume).

Medidas tomadas: (nenhuma, não sei por onde começar)


* Em situações (bem) mais raras que o caso anterior, as vezes surge eco do meu lado (o chamador, do lado de fora não percebe. Só eu).

Medidas tomadas: (nenhuma, não sei por onde começar)


* Tons DTMF não são reconhecidos por menus de atendimento digital. Se eu ligar para um 0800 que me peça "tecle 1 para ..." e eu apertar o número 1, o tom DTMF característico é ouvido mas o equipamento do outro lado não o reconhece (simplesmente segue adiante, como se eu não tivesse teclado nada).

Medidas tomadas: Alterado o "country=" para "br" no indications.conf para gerar os tons de linha no padrão brasileiro (antes dava o tom do padrão americano). Mas só isso não adiantou para resolver esse problema.


* A transferência de ligações (do Asterisk, aquela em que a voz fala "transfer" e pede pra digitar o ramal) só funciona para chamadas RECEBIDAS. Se eu FIZER uma ligação, o comando (* *, no meu caso, não funciona)

Medidas tomadas: No FreePBX / Setup / General Settings / coloquei:
  em "Asterisk Dial command options": "tTr"
  em "Asterisk OutDial command options": "tTr"
(o "T" maiúsculo era pra permitir a transferência pelo CHAMADOR. Mas não funcionou. Apenas o CHAMADO pode transferir)



Seguem abaixo os arquivos de configuração que estou usando:

* Arquivo DIGIVOICE.CONF
http://nopaste.org/p/adBzA8cs6

* Arquivo FEATURES.CONF
http://nopaste.org/p/abMOTQNUE

* Arquivo EXTENSIONS.CONF
http://nopaste.org/p/azFV9f26W




Desde já, obrigado,


Fabio.

Offline

 

#2 08/05/2007 10:31:21

viniciuss
Membro

Re: Probleminhas com Asterisk 1.2 + VB3030

Olá Fabio

Seria interessante você atualizar o Channel driver e a Voicer Lib , porque nas versoes mais novas alguns destes erros já estão resolvidos, vai no site da Digivoice/Suporte/Downloads e baixe a última versão do Channel driver e da Voicer Lib.


Vinicius

Offline

 

#3 14/05/2007 15:27:14

armando
Membro

Re: Probleminhas com Asterisk 1.2 + VB3030

Fábio,

com relação a queda de ligações, muitas vezes tem a ver com detecção de falso ocupado durante a conversação,por isso foi criado o parâmetro busysensibility no cp_default.cfg que é o arquivo com parâmetros de call progress das placas.

Com relação a eco, tanto o firmware como as possibilidades de configuração avançaram bastante com treinamento, tamanho do cancelador configurável etc. vale a pena atualizar o sistema.

No caso de geração de dtmf para frente há alguns parâmetros no digivoice.conf que regulam isto - gen_dtmf.

Armando

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson