FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 15/05/2009 09:57:19

rgscoss
Membro

problema ne eco

Bom dia,

Estou tendo alguns problemas de eco na minha VB6060 com softphones X-Lite e Express Talk BE, mas isso só ocorre nas ligações saintes pelo E1. Nos X-Lite o problema não é tanto, mas no Express Talk é bem complicado. Utilizo telefones USB neles.

Já mexi nas configurações de echocan, colocando entre 0 e 5 e parece que qualquer coisa diferente de 2 dava mais problemas ainda, ficando insuportavel em 4 e 5. Apos alterar, dava o comando dvg reset, mas para tirar a duvida, chegava a reiniciar o servidor.

Nao mexi nas opcoes de rx_gain e tx_gain (ambas estão em 0) e gostaria que me passassem o que posso fazer nelas para melhorar. Apenas aqui na empresa é ouvido o eco. Quem está do outro lado nao reclama de nada, porém as vezes se queixam que está um pouco baixo.

Utilizo alguns ATAs da Linksys PAP2 e neles nao tenho nenhum problema.

Meu MEUCCI é a versao 1.2, já que na 1.4 tenho problema em receber duas ligacoes quando utilizo o X-Lite e até hoje ninguem soube responder porque.


Grato.

Offline

 

#2 04/06/2009 11:07:17

armando
Membro

Re: problema ne eco

Bom, é preciso ver se no softphone tem cancelamento de eco habilitado, pois dois cancelamentos podem gerar problemas de um piorar o outro, sugiro deixar o cancelamento em 3 e o echo training em 1000. Desligar os recursos de cancelamento do softphone.
Alguns softphone são bastante ineficientes em termos de geração de atrasos na voz enviada e recebida e isto é uma fonte de eco. Na verdade eco é retorno do audio atrasado. O Asterisk gera nativamente um certo atraso, sofphones, switches, routers etc. são potenciais geradores de atrasos também. Quanto ao retorno, isto pode ser controlado com ganho de tx e rx, mas caso haja mais que um dispositivo acessando os mesmos troncos e em alguns tudo está bem e em outros está baixo ou com eco, é bom atacar o problema nos dispositivos onde eles aparecem. Cancelamento de eco acústico disponível em alguns softphones é bom desligar também. Alguns tratamentos de audio em drivers de som como efeitos para musica etc. também são problemáticos.

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson