FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 18/05/2007 12:16:29

magronez
Membro

problema sinistro.

Estou com um cliente que tem um link R2 da BrasilTelecom, o problema que estou tento são ligacoes caindo, o erro que tenho sao esses:
May 18 11:48:46 NOTICE[2059] chan_dgv.c: Card 1 E1-1 - RAIS (On )
May 18 11:48:47 NOTICE[2059] chan_dgv.c: Card 1 E1-1 - RAIS (Off)
May 18 11:49:01 NOTICE[2059] chan_dgv.c: Card 1 E1-1 - MFSYNC (On )
May 18 11:49:02 NOTICE[2059] chan_dgv.c: Card 1 E1-1 - MFSYNC (Off)

Uso uma placa E1 VB6060, somente estou utilizando uma E1 (E1-1).

Tive o mesmo problema a 2 meses atraz no mesmo cliente, troquei a placa de slot, desabilitei o aceleramento de I/O na bios, troquei os cabos, balun e o problema se resolveu. Semana passada o problema voltou, ja abri 4 chamados na BRT, eles fizeram testes de looping e o link nao apresentou nenhum erro. Troquei TUDO, máquina (tirei o HD da antiga e coloquei nessa), sistema operacional, cabos, placa, computador, TUDO e nao resolveu, até mesmo o modem optico foi trocado.
Esta tudo aterrado por uma malha exclusiva para o CPD, tudo aterrado pelo terceiro pino das tomadas (Pino terra), tudo alimentado por um nobreak da APC, ja quebrei o terceiro pino (terra) tanto do modem optico como quanto da central e nao se resolveu.
Obs: o aterramento foi colocado +- quando a central voltou a dar problema.

Quando deixo o link desligado da central ou em looping durante um tempo, quando volto ele para a central ele demora um tempo até comecar a dar pau (tempo aleatório de 1hr até 4 hrs).


O servidor que estou usando é um XEON 1.6Ghz c/ 1Gb de RAM HD SATA de 80GB.

################################
Meu digivoice.conf:
################################
[general]
allow_slinear=0
allow_ulaw=1
allow_alaw=1
allow_gsm=1

force_single_span=0


[allportsconfig]

default_callprogress=cp_default.cfg
detectiontype = 1
dialtype = 1
afterdialpause=1000

ringbacktone1 = tone1
ringbacktone2 = tone1
ringbacktimes = 1000,4000,1000,4000

busytone1 = tone1
busytone2 = tone1
busytimes = 250,250,250,250


[groups]
group = 1
ports => 1-30

group = 2
ports => 31-60


[port_config]
context=brasiltelecom
signalling=r2mfc_ndis_fixed
max_digits_rx=4
b_subscriber_hangup=0
port_id=
cid_pos=2
category=1
group_b_value=1            ;1-FREE_CALLING
tx_gain = -6
rx_gain = 0
echocan=3
echotraining=1600
;accountcode=e1
silence_threshold=-24
gen_dtmf=2
gen_ringback=1
gen_busy=1
dtmf_to_asterisk=1
callprogress=cp_default.cfg
language=pt_BR
wait_dialtone=1
dialtone_timeout=3000
relaxdtmf=1
ports => 31-60

[e1_config]
e1_sync=1
use_crc4=0
span=1,cas
span=2,cas
cards => 1
#########################

Gostaria de saber como posso deixar o RTC no kernel (modulo ou built-in), se deixo o APIC habilitado no kernel.

Última alteração por magronez (18/05/2007 12:29:59)

Offline

 

#2 18/05/2007 16:09:31

armando
Membro

Re: problema sinistro.

Olá,

Estes alarmes são alarme remoto e sincronismo multi frame, mas podem ocorrer por alguma interferência de ruido no ambiente. Recentemente um cliente só resolveu um problema parecido tirando tudo do no break. Outro caso foi colocando cabo blindado. Você tentou aterrar a blindagem do cabo coaxial do modem optico com a carcaça do Asterisk? É suspeito o problema coincidir com o aterramento, aterramento não é uma malha de terceiros pinos ligados em nada, ou ligados em um neutro, É preciso que haja barras de terra com baixa resistência para que seja um terra e não uma antena de ruido.

Ainda temos a possibilidade da pública, que "nunca é problema deles", mas pode ser.

Por fim posso dizer que estamos trabalhando fortemente para tentar minimizar a influência destes fatores em nosso hardware, mas ainda não temos nada que supere alguma análise no site do cliente.

Armando

Offline

 

#3 25/05/2007 12:44:03

magronez
Membro

Re: problema sinistro.

Se tivesse respondido antes teria me ajudado... mas mesmo assim obrigado.

Pesquisei bastante e achei bastante gente falando que poderia ser aterramento, pois bem, como estava tudo aterrado, aterrei o modem optico no gabinete da central, nao resolveu.
O problema se resolveu quando eu descobri que o modem optico e a central estavam em nobreaks diferentes, coloquei no mesmo e ja era, problema solucionado...

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson