Fórum de Suporte Digivoice
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Atualizei meu asterisk para a versão 11
após isso temos percebido que as ligaçõe smais longas ficam mudas do nada, procurando vi nos logs que mostra isso.
Alguém sabe o que é???
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14042
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14043
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14043
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14045
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14045
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14046
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14046
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14047
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14047
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14048
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14048
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14049
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14049
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14050
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14050
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14051
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14051
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14052
> 0x2b1114036db0 -- Probation passed - setting RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14052
> 0x2b1114036db0 -- Switching RTP source address to 177.68.xxx.xxx:14053
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ipglobe,
Verifique as configurações de portas RTP utilizada nas duas pontas:
-Faixa de Portas utilizadas configurada em ambas pontas (A faixa pode estar divergente)
-Se as portas estão liberadas no firewall ou roteador
Para confirmar se não há problemas de faixa você pode tambem habilitar as portas 1 até 65535 rtp
Se assim mesmo não resolver o problema, habilite o "sip set debug on", e faça uma analise dos pacotes.
Atenciosamente,
Éric.
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eu setei no asterisk as portas do 10000 ao 20000 porém ele usa as portas que deseja com os ramais.
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eu mudei no asterisk e coloquei a porta rtp do 1 ao 65535 vamos ver.
Se eu habilitar o sip set debug como faço para ver e entender os resultados da chamada?
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Passei pelo mesmo problema e a solução seguiu o seguinte caminho:
# Minha topologia:
Asterisk versão 11 na nuvem e ramal registrando remoto.
Asterisk <-> IP Público <-> INTERNET
<-> IP PÚBLICO DO MEU ROTEADOR <-> ROTEADOR <-> IP INTERNO
<-> MEU PC <-> SOFTPHONE
# Identificação do problema
habilitei o 'sip set debug on'
Verifiquei que em algumas linhas, meu IP interno (10.10.1.104) estava chegando até o servidor na nuvem (o que obviamente está errado!)
<--- SIP read from UDP:179.101.139.112:61739 --->
ACK sip:801@45.55.226.163:5060 SIP/2.0
Via: SIP/2.0/UDP 10.10.1.104:61739;rport;branch=z9hG4bKPjuHfs0XQXVwxUhFzl5K1Zl-wN9sJRgu9g
(...)
Logo, concluí que o problema estava relacionado com alguma configuração de NAT.
A sinalização estava Ok, mas a mídia (fluxo RTP) não.
# Solução.
No asterisk 11, as opções de NAT no sip.conf são:
; nat = no ; Do no special NAT handling other than RFC3581
; nat = force_rport ; Pretend there was an rport parameter even if there wasn't
; nat = comedia ; Send media to the port Asterisk received it from regardless
; ; of where the SDP says to send it.
; nat = auto_force_rport ; Set the force_rport option if Asterisk detects NAT (default)
; nat = auto_comedia ; Set the comedia option if Asterisk detects NAT
A opção que escolhi e que funcionou adequadamente foi
nat = comedia
Isto resolveu.
Espero ter ajudado...
Um abraço!
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