FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 14/12/2009 10:31:39

valois
Membro

VB0408 - Echo depois de certo tempo de conversa

Bom dia!

Estou com uma VB0408 que funciona bem, mas o problema de eco ainda não consegui resolver.
Tanto quando recebo ou quando faço a ligação, depois de certo tempo de conversa (20s aproximadamente), escuto um chaveamento na ligação e a partir disso, fico ouvindo echo. Os atas que uso são os linksysy PAP2t com firmware atualizado

Já alterei várias configurações no digivoice.conf, mas o problema persiste.

Alguém teria alguma dica??

versoe usadas:

CENTOS 32 bits com o vlib no segundo processador
interrupts:
66:      30062  462889276   IO-APIC-level  /dev/vlibd

voicerlib-4.2.0.0
dgvchannel-1.0.4
asterisk-1.4.27

[port_config]
; -> Exemplo de configuracao para placa FXO 8 canais/portas.
signalling=fxo
context=from-pstn
language=pt_BR
accountcode=
musiconhold=
tx_gain=0
rx_gain=0
;echocan=4
echocan=5
echotraining=800
callprogress=cp_default.cfg
silence_threshold=-36
relaxdtmf=1
gen_dtmf=1
gen_ringback=1
gen_busy=1
dtmf_to_asterisk=2
faxdetection=1
drop_tx_samples_factor=33
wait_dialtone=1
dialtone_timeout=3000
ports=>1-4


Grato!

Valois

Offline

 

#2 16/12/2009 09:48:20

r.thiago
Membro

Re: VB0408 - Echo depois de certo tempo de conversa

Ola valois,

O Sr esta utilizando quantos canais da placa? como é a qualidade das ligações entre ramais internos?

Obrigado


Thiago Ramos
Suporte Técnico DigiVoice

Offline

 

#3 16/12/2009 10:52:56

valois
Membro

Re: VB0408 - Echo depois de certo tempo de conversa

Thiago, Bom dia!

Estou usando apenas 1 linha de entrada.

Entre os ramais internos e alguns SIP e IAX externos, não tenho problemas de eco ou voz muito alta ou baixa.

Se precisar de mais informações estou a disposição.

Obrigado!

Valois

Offline

 

#4 04/02/2010 14:02:38

tiago.freak
Membro

Re: VB0408 - Echo depois de certo tempo de conversa

Pessoal estou com o mesmo problema, oquê pude pesquisar isso ocorre qdo se usa recursos da DSP digivoice, com sangoma tudo vai normal sem echo  ! Com aplicação de um ambiente com proxy de SIP e RTP tivemos o problema minizado.

att


Tiago Silvestrini

Offline

 

#5 10/02/2010 17:18:08

r.thiago
Membro

Re: VB0408 - Echo depois de certo tempo de conversa

Ola  a Todos,

Vamos la pessoal, o DSP das placas Digivoice seja ela E1 (VB3030 ou VB6060), Analógicas (VB0404 FX, VB0408) e GSM(VB0404-GSM) tem cancelador de eco para os canais que vão de:
                 |_ 0 -> desligado
                 |_ 1 ->  32 TAPS ( 4 ms);
                 |_ 2 ->  64 TAPS ( 8 ms);
                 |_ 3 -> 128 TAPS (16 ms);
                 |_ 4 -> 256 TAPS (32 ms);
                 |_ 5 -> 512 TAPS (64 ms);

Para acabar com o eco nas chamadas precisamos entender onde ele esta e em que nivel esta para que assim possamos tratar através dos parâmetros certos dentro do arquivo digivoice.conf (tx_gain, rx_gain, echocan e echotraining). Na compilação dos drivers esses parâmetros vão setados com valor padrão que com um certo levantamento com os cliente funciona na maioria das vezes, mais vai de caso a caso esse ajuste de ambiente para ambiente. Tenho certeza que podemos ajustar a grande maioria dos casos de eco entendo e ajustando os parâmetros do arquivo de configuração da placa seja ela qual for.

Com isso por favor valois entre em contato com o nosso suporte por telefone para que assim possamos testar junto com o Sr e lhe passar maiores informações de ajustes, e logo com a solução postar no forum.

Obrigado.

Abraços.


Thiago Ramos
Suporte Técnico DigiVoice

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson