FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

#1 20/10/2009 12:03:06

werneck.costa
Membro

Sip - Meucci registrando em Asterisk

Bom dia a todos, e desde já, muito obrigado pela atenção.

Tenho uma situação a resolver para um cliente que é simples, mas que estou tendo alguns problemas pra implementa-la.
O cliente possui um servidor Asterisk interno, configurado e funcionando perfeitamente. Porém, ele precisa de um callcenter receptivo e nesse caso, as configurações no Asterisk q ele ja possui são muito restritas, de forma que não podemos implementar a solução direto no Asterisk.

Pensei em colocar um Meucci para registrar em um ramal sip do Asterisk, receber as ligações e implementar o Callcenter simples (com fila de 5  atendentes + MOH) no Meucci.

Pois bem, estou usando um usuario SIP do Asterisk da rede dele, e loguei com o Meucci nele através da criação de um tronco no Meucci, más, não estou conseguindo tratar a ligação SIP entrante no Meucci.

No Meucci, nas rotas de entrada criei uma para tratar o DID referente ao ramal SIP do Asterisk (5001), onde ficou configurada como DID=5001, CID=any. Tentei tratar a chamada vinda do Asteirk enviando ela para um ramal SIP do Meucci, enviando para uma fila com MOH dentre outras, mas não deu certo, sempre caindo na mensagem "Este ramal não se encontra ativo no momento..." (ou algo parecido, não estou com ele agora).

Acompanhando pelo CLI do Meucci, vi q a chamada vem do Asterisk, entra no Meucci mas não obedece à rota para o DID 5001. O Meucci ao receber a chamada, inicialmente mostrava no CLI a informação: SIP/5001-"id unico" como DID. Mas atualmente mostra: SIP/192.168.198.136-"id unico" (endereço de ip interno do Asterisk).

Resumindo, consigo registrar o SIP, receber chamadas pelo Meucci, más não consigo trata-las para enviar a um destino desejado.

Desculpem pelo post extenso, mas imagino que facilite a compreenção.

Ogrigado e ótima semana a todo!

Offline

 

#2 21/10/2009 15:12:45

werneck.costa
Membro

Re: Sip - Meucci registrando em Asterisk

Alguem?

Offline

 

#3 22/10/2009 13:53:22

werneck.costa
Membro

Re: Sip - Meucci registrando em Asterisk

Pessoal, talvez eu possa ser mais direto.

Preciso tratar uma ligação no Meucci que vem de um tronco SIP em um asterisk, e não consigo faze-lo pela configuração de DID.

Alguma indicação?

Offline

 

#4 22/10/2009 20:57:26

werneck.costa
Membro

Re: Sip - Meucci registrando em Asterisk

RESOLVIDO!

Para receber as chamadas do Asterisk e direciona-las para onde quero, fiz o seguinte:

Em canais, em detalhes do PEER:
context=from-trunk
fromdomain="ip do server"
fromuser="meu usuario SIP no server"
host="ip do server"
insecure=invite
secret="senha"
type=peer
username="nome do usuario"

Precisei colocar o insecure pq em alguns momentos ele pedia credenciais do Asterisk quando o mesmo enviava ligações para o Meucci.

Em canais, campo de registro:
"Login usuario SIP":"senha"@meu.asterisk.remoto/"numero SIP"

Na rota de entrada, é preciso cadastrar uma rota com o DID "numero SIP" para que possa ser direcionada a chamada dentro do MeuCCi.

Pronto! Depois disso, a ligação de entrada pode ser redirecionada para onde quiser.

Alguns problemas encontrados:
- Mesmo depois de logado o Meucci no outro Asterisk, em vários momentos o Meucci ficou perdendo a conexão e fazendo com que as chamadas ficassem com estado de congestionado;
- O Meucci não está reproduzindo alguns arquivos MP3. Certamente, questão de forma de codificação.

Abraço!

Offline

 

#5 15/01/2013 10:45:15

didu01
Membro

Re: Sip - Meucci registrando em Asterisk

Bom dia,
Sou iniciante no meucci,
vou resumir aqui, gostaria de colocar minha linha da oi no meucci,
para receber e fazer ligações externas, estou fazendo testes sobre o sistema,
alguem poderia me ajudar ? andei pesquisando e não achei muita coisa.
teria que criar um tronco sip no meucci, mas como faço ?

detalhes do equipamento:

2 Ata's
PC  -( 80Gb HD, 3G Ram, processador pentium 4, 1 placa Placa Digium Tdm400 2fxo/1fxs)
Switch Linksys Cisco Ef4116 - 16 Portas 10/100

Abraços,
Rodrigo.

Offline

 

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson