FÓRUM DigiVoice

Fórum de Suporte Digivoice

Você não está logado.

  • Índice
  •  » Meucci
  •  » [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

#1 30/06/2009 11:48:20

[TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Bom dia pessoal

Antes de implantar o Meucci aqui na empresa, tínhamos uma central Siemens Hipath 3800, onde tinham várias programações de acesso às rotas saintes. Uma delas era a senha de acesso para alguns ramais, geralmente os de setor de produção, onde o supervisor não queria que seus subordinados tivessem acesso a fazer ligação para fora, apenas para ramais internos.

Pesquisei bem e no site do FreePBX tem um módulo bem legal, que se chama UserSets. Aqui, irei ensinar como ativar o módulo e fazê-lo funcionar.

1.

Código:

pbx:/ # cd /usr/src/
pbx:/usr/src # wget http://mirror.freepbx.org/modules/release/contributed_modules/usersets-1.0.tgz
pbx:/usr/src # tar -zxvf usersets-1.0.tgz
pbx:/usr/src # cp -R usersets /srv/www/htdocs/admin/modules/
pbx:/usr/src # cd /srv/www/htdocs/admin/

2. Edite o arquivo (com o vi, nano, etc) o arquivo extensions.class.php, e adicione após a classe (class ext_vmexists extends extension):

Código:

class ext_vmauthenticate {
        var $mailbox;
        var $context;
        var $options;
        function ext_vmauthenticate($mailbox='', $options='') {
        $this->mailbox = $mailbox;
        $this->options = $options;
        }
        function output() {
                return "VMAuthenticate(" .$this->mailbox . (($this->options != '') ? ','.$this->options : '' ) .")";
        }
}

E salve o arquivo.

3. Infelizmente, ainda não há muito suporte a módulos adicionais no Meucci, tanto que tiraram o botão de APLICAR, na página de Módulos Administrativos. Entre na página do Meucci, vá em Módulo Administrativo e verá na seção Internal Options & Configuration o módulo Usersets, com uma grife em vermelho ao lado, dizendo que está disponível no servidor. Clicando em cima do módulo, nos dá a opção de Instalar, porém no rodapé da página, não consta o botão de APLICAR. Para isso, temos que modificar o arquivo /srv/www/htdocs/admin/page.modules.php:
Vá até o final do arquivo, onde há um comentário //by digivoice, e remova o comentário da linha abaixo:

Código:

echo "\t<input type=\"submit\" value=\""._("Process")."\" name=\"process\" />";

Salve o arquivo, e vá na página de Módulo Administrativo novamente (mande recarregar), então marque o Usersets para instalação novamente, e clique no botão APLICAR, agora disponível, no rodapé da página.

Pronto, agora o Usersets está instalado, e irá aparecer no menu à esquerda do Meucci, como último item de Configurações Internas.

4. Vá até o Usersets, e preencha os campos. Em User Set Description, coloque uma descrição para a regra.
Em Trusted User List, você deve colocar os ramais que não precisarão digitar uma senha para fazer ligações (no meu caso, a maioria dos ramais).
Em Authenticated User List, você deve colocar os ramais que DEVERÃO digitar uma senha para fazer ligações.

Lembrando, que qualquer ramal que não estiver em alguma dessas duas listas, não conseguirá mais fazer chamada pelas rotas saintes, recebendo uma mensagem "CANCELADO" quando tentar. Isso é importante se você gostaria que alguns ramais só pudessem ligar para outros ramais (é o caso de um setor aqui).

Após isso, clique em APLICAR ALTERAÇÕES e depois aplique as alterações na barrinha vermelha superior.

5. Vá no menu Rotas Saintes, selecione as rotas que você deseja aplicar as regras do Usersets, e lá está, abaixo do campo "Senha da Rota", o campo Permitted User Set. Selecione a regra que você criou, mande aplicar e pronto!

6. O módulo Usersets utiliza a senha do VoiceMail, portanto, os usuários que você colocou na Authenticated User List devem ter uma senha para acesso ao VoiceMail. Para isso, vá em Ramais, selecione o ramal desejado e adicione uma senha lá no campo do Voicemail. Ou, o usuário pode ligar pro VoiceMail dele e setar uma senha. (no nosso caso usamos o *97 para acesso à caixa postal, depois 0, e depois 5, para alterar a senha).

Resultado:
- Quem estiver na Authenticated User List, quando tentar efetuar uma ligação pela rota sainte, ouvirá: "SENHA", então terá que digitar sua senha do Voicemail. Caso contrário, receberá uma mensagem de indisponível e pedirá uma nova tentativa;
- Quem estiver na Permitted User List, não terá nenhuma alteração no modo de uso;
- Quem não estiver em nenhuma das duas listas, receberá a mensagem: "Cancelado" e a ligação terminará.

Espero ter ajudado a todos, e fiquem à vontade para dar sugestões e/ou correções.

Offline

 

#2 02/07/2009 03:21:57

PPRO
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Eu nao testei, de qualquer forma fica os meus parabens pela iniciativa.

Muito bom.   :)


João Claudio

Offline

 

#3 08/07/2009 10:19:59

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Obrigado Joao Claudio.

É esse o espírito do software livre: cooperação e comunidade.

Espero ter dado o exemplo pra muitos... hehehe

Offline

 

#4 28/07/2009 11:15:09

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Olá Daniel,

Parabéns! São de iniciativas assim que precisamos, para darmos continuidade ao desenvolvimento do Meucci FREE.

O tutorial foi testado e funcionou sem problemas!

[]'S


Fernando Beraldo

Offline

 

#5 28/07/2009 13:19:29

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Obrigado, Fernando.

Fico feliz em poder ajudar! ;)

Offline

 

#6 28/07/2009 14:16:11

r.thiago
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Parabens pela iniciativa Daniel, otimo tutorial


Abraço


Thiago Ramos
Suporte Técnico DigiVoice

Offline

 

#7 07/08/2009 10:26:46

grupoenter
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Muito bom cara. Funcionou direitinho. Parabéns !

Offline

 

#8 22/12/2009 16:32:34

joelcarlosh
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Oi fiz tudo como explicado, mas na hora de aplicar alterações deu o erro abaixo:
Reload failed because retrieve_conf encountered an error: 255

exit: 255
Checking for PEAR DB..OK
Checking for PEAR Console::Getopt..OK
Checkingfor /etc/amportal.conf ..OK
Bootstrapping /etc/amportal.conf ..OK
Parsing /etc/amportal.conf ..OK
Parsing /etc/asterisk/asterisk.conf ..OK
Connecting to database..OK
Connecting to Asterisk manager interface..OK
1 error(s) occured, you should view the notification log on the dashboard or main screen to check for more details.
Fechar    Retry

por favor me ajudem joelcarlosh@gmail.com

Offline

 

#9 22/04/2010 11:03:17

alphanet
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Daniel,


             Muito obrigado por compartilhar conosco essas informações. Instalei aqui, seguindo os passos que você informou, e funcionou perfeitamente. Mais um problema resolvido!

Offline

 

#10 20/04/2011 11:33:21

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Bom Dia,

Fiz todas as configurações do tutorial acima para senha de ramais não deu erro mas ao entrar via web pede usuario e senha e logo em seguida da erro na pagina,

Alguem pode me ajudar?

Offline

 

#11 20/04/2011 11:39:53

tmcarvalho
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Leandro,

Você consegue acessar via SSH?
O serivço httpd esta ativo?  (ps aux | grep httpd)

Att,
Tiago M Carvalho
Suporte Digivoice

Offline

 

#12 25/04/2011 16:34:52

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Boa Tarde,


Via SSH consigo só não via web, não reparei ser serviço HHTP está ativo vou verificar.

Obs: eu ja funcionava normal via web foi depois das configurações do tutorial para senha do ramal que parou.

Ja aproveitando estou com umas dificuldades na questão de estacionar a chamada por exemplo estou em um ligação e ai entra outra ligação com a tecla flash eu consigo ficar alternando mas não consigo transferir uma das ligações, será que alguem poderia me ajuda me informando alguns codigos de facilidades?

Referente o problema anterio eu agradeço e vou verificar ser o serviço está ativo

Desde ja agradeço

Offline

 

#13 20/03/2012 13:44:11

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Daniel, excelente trabalho, testei aqui no meu Meucci e funcionou.

Cara, teria alguma forma de fazer alguma tarifação para essas senhas utilizadas nas rotas saintes?

Obrigado!

Offline

 

#14 14/05/2012 17:35:20

mj
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Pessoal, ao clicar em aplicar apareceu a seguinte msg:

No actions to perform

Please select at least one action to perform by clicking on the module, and selecting an action on the "Action" tab.


E o modulo ainda aparece (Não Instalado)

Offline

 

#15 16/04/2013 11:54:59

webaliancati
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Parabéns pela iniciativa, executei os procedimentos e funcionou perfeitamente.

Offline

 

#16 06/03/2015 19:12:18

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Ola recentemente instalei o IP PBX MeucciBE - 2.1.4.1 com VB3030 PCI - 01 CANAL E1.

Segui o tutorial no entanto quando tento executar o comando:

"# wget http://mirror.freepbx.org/modules/release/contributed_modules/usersets-1.0.tgz"

da a seguinte menssagem "Unsupported scheme". esse tutorial serve para versão que estou usando ?

Como posso fazer o bloqueio de ligações para celular, DDD, etc somente para alguns ramais específicos ?

Fico no aguardo.

Offline

 

#17 09/06/2015 14:29:20

e.messias
Membro

Re: [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Boa tarde cpd_ac@amazongas.com.br,

Este erro ocorre assim que insere o comando? Isto me parece ser um erro no downloado do arquivo. Executei o comando aqui (wget http://mirror.freepbx.org/modules/release/contributed_modules/usersets-1.0.tgz) e funcionou.


At.te,
--
Éric Messias
DigiVoice - Analista de P&D
suporte@digivoice.com.br
Novo Fórum DigiVoice - http://www.digivoice.com.br/forum/ - Em breve

Offline

 
  • Índice
  •  » Meucci
  •  » [TUTORIAL] Senha por ramal para rota sainte

Rodapé do fórum

Powered by PunBB
© Copyright 2002–2005 Rickard Andersson